A sustentabilidade e o ESG (Environmental, Social and Governance) estão intrinsecamente ligados, pois ambos abordam a responsabilidade das organizações em suas operações e impacto no mundo.
1. Sustentabilidade refere-se à capacidade de atender às necessidades presentes sem comprometer a capacidade das futuras gerações de atenderem às suas próprias necessidades. Isso envolve a consideração de aspectos ambientais, sociais e econômicos, buscando um equilíbrio que permita o desenvolvimento a longo prazo.
2. ESG -: É um conjunto de critérios que avaliam o comportamento de uma empresa e seu impacto na sociedade e no meio ambiente, cobrindo três áreas principais:
– Environmental ou Ambiental -: Refere-se ao impacto ambiental das operações de uma empresa, incluindo gestão de recursos naturais, emissões de carbono, poluição e conservação da biodiversidade.
– Social -: Envolve como uma empresa gerencia relacionamentos com colaboradores, fornecedores, clientes e as comunidades onde opera. Isso inclui práticas de trabalho, direitos humanos e engajamento comunitário.
– Governance ou Governança -: Diz respeito à forma como uma empresa é administrada, incluindo práticas de ética, transparência, conformidade legal e a estrutura de liderança.
Segundo Marcos Paulo Mendonça, Consultor de Empresas de Gestão Ambiental e Jurídico em São Paulo desde o ano de 2000, “a ligação entre sustentabilidade e ESG é clara: as práticas ESG são uma forma de as empresas incorporarem a sustentabilidade em suas estratégias e operações. Ao adotar medidas que atendam a esses critérios, as empresas não apenas melhoram sua reputação e mitigam riscos, mas também contribuem para um futuro mais sustentável, promovendo um desenvolvimento econômico que respeita o meio ambiente e a sociedade.”
Assim, a implementação eficaz dos princípios ESG é um passo fundamental para avançar em direção à sustentabilidade global, refletindo um compromisso com práticas empresariais responsáveis e éticas.