No acirrado mundo globalizado ESG (Environment, Social and Governance), o crescimento dos negócios está pautado na gestão dos riscos financeiros, nas ações sustentáveis e na entrega de produtos e serviços que geram valor à marca, sua missão, visão e valores.
Importante também, o posicionamento das Empresas junto aos seus Stakeholders, pelas crescentes demandas e exigências para a implantação dos Projetos Socioambientais, como adequações frente à legistação vigente, minimização de passivos ambientais e gestão de riscos no dia a dia do empreendimento.
Segundo Miguel Mendonça, Gerente aposentado da CETESB em São Paulo,
“O planeta atravessa por grandes transformações sociais e ambientais. A importância de adotar mudanças nessas áreas se mostra cada vez mais urgente na sociedade. Com as empresas, indústrias e negócios com potencial poluidor o cenário não é diferente e necessário medidas urgentes de prevenção e proteção ao ecossistema.”
Em estudo realizado pela agência de pesquisa norte-americana, Union +Webster pesquisa apontou que 87% dos entrevistados preferem adquirir produtos de empresas com práticas Socioambientais, qualidade, recicláveis, sem agrotóxicos e que comprovem práticas de preservação, materiais e insumos sustentáveis.
Medidas como redução e reciclagem de resíduos, diminuição do uso de papel e redução no consumo de energia contribuem com uma empresa mais responsável e consciente após práticas de economia circular e dentro dos padrões legais e certificações.
Em 2019 a 2021, a pesquisa apontou que 87% dos entrevistados preferem comprar produtos e serviços de empresas sustentáveis e 70% disseram que não se importam em pagar um pouco mais por isso.
Além disso, as empresas que adotam práticas mais responsáveis e preocupadas com o meio ambiente são mais bem vistas por funcionários e fornecedores, que passam a valorizar cada vez mais o espaço de trabalho. Assim como os clientes, que veem essas marcas com mais credibilidade.
Em negócios que implantam os 4Rs, projetos e práticas de economia e redução de custos operacionais , minimizar o impacto ambiental é uma busca constante. E existem várias maneiras de diminuir esses efeitos no meio ambiente. Dentre eles estão a reciclagem de lixo e resíduos, a diminuição do uso de papel, a não utilização de copos e outros objetos descartáveis e a reutilização da água, além da diminuição do consumo de energia elétrica.
Clientes deixam de comprar de empresas que agridem o meio ambiente
Outra informação que revela que as empresas sustentáveis são preferência do cliente é a pesquisa feita pela empresa Opinion Box.
Segundo a pesquisa, 65% dos entrevistados deixariam de consumir de uma empresa que poluiu o ambiente.
Outro dado é que mais da metade dos entrevistados preferem comprar de marcas famosas que preservam o meio ambiente.
Não há mais espaço para empresas apenas com discursos poluidores-pagadores, sem efetivas práticas de responsabilidade socioambiental, redução, reuso, reciclagem, recuperação, seguindo criteriosos padrões regulatórios, licenciamentos e certificações nacionais e internacionais.