Práticas de consumo sem consciência ambiental versus práticas conformes para o descarte adequado e incentivo à reciclagem de resíduos e rejeitos até o destino final, são o “calcanhar de aquiles” entre a consciência ambiental de cidadãos, as políticas públicas com infra estrutura para o descarte adequado e incentivos públicos e privados para economia e marketing sustentável em consumo de produtos “verdes”.
As opções de consumo sustentável são variadas, dentre elas consumir produtos de empresas licenciadas e certificadas pela ISO 14001, Certificado de economia Leed, produtos com embalagens recicladas, insumos orgânicos e de empresas que colaborem com ações sócio-ambientais junto à comunidades carentes, qualificação profissional e preservação ambiental – Certificado ESG.
Entretanto, o mundo de consumo global desenfreado, práticas de consumo inconscientes e políticas públicas sem incentivos à logística reversa, aterros municipais e apoio à Cooperativas de catadores locais com inclusão de renda à comunidades carentes, tornam à legislação ambiental deficitária e sem aplicação prática para um mundo sustentável e ecologicamente correto.
Ações práticas de respeito ao meio ambiente são as do empreendedor de São Paulo, Valmir Roncon, morador da Zona Norte, que recupera e renova quase tudo que para o cidadão comum seria apenas um lixo descartável.
Segundo Valmir Roncon “ há décadas tenho plena consciência ambiental de não descartar nada sem a perspectiva de recuperar, renovar, reciclar ou dispor resíduos nos locais adequados para a reciclagem.
Tenho orgulho quase como um técnico inventivo ou para alguns um professor pardal de recuperar lâmpadas queimadas, pilhas, lustres enferrujados e quase tudo que possa ser recuperado.
Sempre estive preocupado com a questão ambiental, com o descarte adequado e com o meio ambiente sem poluição que é nossa casa, nossa consciência, nosso mundo!
Inventei um catador de mosquitos equipamento com ventuinha de computador e led recicladas para provar que podemos reutilizar e renovar algo que para muitos seria impensável, para nosso conforto e da nossa família.
Recuperar lâmpadas e pilhas que para muitos são lixos irrecuperáveis? Não, eu faço pelo amor ao meio ambiente e para mostra à família e filhos que podemos viver num mundo muito melhor!
Consumo sustentável ou Capitalismo Selvagem ?
Ações simples, conscientes de empresas ou cidadãos comuns, demonstram na prática que devemos seguir além da legislação, normas e condutas de reciclagem e logística reversa, procedimentos diários para descarte nas lixeiras adequadas, não jogar lixo nas ruas, comprar produtos de empresas ecologicamente corretas, denunciar empresas poluentes e não se calar para políticas públicas que não incentivem lixeiras recicláveis, aterros municipais, saneamento básico, água e esgotos.